Agradar a quem?

  trau·ma
(grego traûma, -atos, ferida, dano, avaria)


substantivo masculino
 
substantivo masculino
 
1. Lesão local proveniente de um agente vulnerante.
2. Agressão ou experiência psicológica muito violenta.

"trauma", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/trauma [consultado em 14-05-2017].


  Todos adquirimos alguns traumas ao decorrer da vida, alguns são facilmente superados, outros deixam marcas em nossa alma e refletem o nosso modo de ser e encarar as coisas.
Se uma pessoa foi mordida por um cachorro quando criança e desde então não se aproxima e tem medo de cachorros, isso pode ser revertido submetendo a pessoa à presença de um cachorro dócil e mostrando que nem todos os cachorros agem igual, talvez aquele que a mordeu estava se sentindo ameaçado.
  Agora, se uma pessoa sofre a rejeição de alguém que deveria lhe amar acima de tudo, isso será carregado para o resto de sua existência, como uma ferida que nunca cicatriza de fato e vez ou outra um esbarrão a abre. Esse trauma fará com que a pessoa comece a moldar sua personalidade para agradar as outras, pelo medo de ser rejeitada novamente, e cada rejeição deixará a ferida um pouco maior. Não que esse seja um trauma incurável, ele exige um pouco mais de persistência e força, algo que falta às vezes, para isso parar de incomodar tanto a pessoa tem precisa enxergar que não há problema em ser ela mesma, que não há a necessidade de agradar a todos e que isso é uma meta impossível e estressante. Cada detalhe de si que ela muda ou restringe a machucará, mais até que a rejeição, principalmente porquê para as outras pessoas ao seu redor, não há problema em tratar ela do jeito que tratam, se a pessoa não reclama, não discorda, então está tudo bem.
  Sei bem que essa luta cansa, que brigar com seu instinto natural de proteção dói mas, não deixe que as outras pessoas apaguem o seu brilho, você é linda do jeito que é e quem não enxerga isso, paciência, nem Jesus agradou a todos, não é mesmo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Necessidade

Bagagens