Loving yourself


Quando criança somos ensinados a ser gentis com as outras pessoas, dividir nossas coisas, doar para os menos afortunados, dar presentes e não brigar, fazer sempre o nosso melhor e agradecer por tudo que ganhamos. Sorrir sempre, chorar é fraqueza.
Enquanto crescemos vamos acumulando uma bagagem extraordinária de sentimentos, bons e ruins, só não aprendemos como nos livrarmos deles, colocamos tudo que temos e somos na mão das pessoas e cada uma faz o que acha certo com isso, surgindo o acúmulo de decepções, porque aprendemos também, a sempre esperar o melhor das pessoas. Depois de uma bagagem razoável de decepções, nos fechamos num casulo, não entregamos mais nada na mão das pessoas, guardamos tudo e vamos deixando de pensar no outro, da gentileza, de agradecer e de dividir, ficamos frustrados com toda essa bagagem, sem saber como soltá-las, o caminho vai ficando cada vez mais difícil, não pelas pedras no caminho e sim pela bagagem pesada que carregamos.
Chega um momento na nossa vida que precisamos deixar essa bagagem pelo caminho, num canto, para que se precisemos voltar, não esbarremos nela, precisamos reaprender tudo, rever todos os nossos conceitos. Não é de todo mal dividir e nem guardar, o que nos prejudica é não saber a dosagem certa daquilo que podemos guardar e daquilo que devemos dividir.
É péssimo doar todo o seu amor para alguém, é bom saber guardar a maior parte pra si, as decepções virão com menor intensidade, a vida vai ficando mais leve, você aprende que consegue sorrir por uma coisa simples, a aceitar presentes e recusá-los quando não este não lhe cabe, a agradecer àquilo que lhe agrega e a demonstrar desagrado quando é algo que lhe prejudicará, a doar apenas aquilo que você tem de sobra, sejam roupas ou sorrisos, que chorar não é fraqueza, é normal e necessário. E vai aprendendo que o amor próprio não é egoísmo, é necessidade.
Como você pode querer fazer alguém feliz, se você não é?
Sua felicidade não depende de ninguém, apenas de você mesmo. Pare de se torturar, achando que precisa de alguém na sua vida para que ela fique completa, ela já é e se você acha que não então está fazendo algo muito errado. Aprenda a se olhar, se sentir, se orgulhar do que é ou mudar aquilo que lhe incomoda.
Não é errado sentir falta de alguém do seu lado, é errado desejar que um alguém venha e faça aquilo que você não consegue fazer, te amar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Necessidade

Agradar a quem?

Bagagens