Indiferença

Fiz um texto sobre promessas, que uma amiga muito querida postou no blog dela (esse aqui), nele falei que indiferença seria um assunto para outro texto, aqui está:

Indiferença | s. f.

in·di·fe·ren·ça
(latim tardio indifferentia, -ae, falta de diferença, semelhança, sinonímia)
Substantivo feminino
1. Qualidade daquele ou daquilo que é indiferente.
2. Falta de interesse ou de atenção em relação a algo ou alguém. = DESCASO, DESINTERESSE, 
NEGLIGÊNCIA ≠ CUIDADO, EMPENHO, ZELO
3. Ausência de interesse ou de resposta a um estímulo. = APATIA, ATARAXIA
4. Estado de uma pessoa a quem tão pouco importa uma coisa como o contrário dela.
5. Ausência de sentimentos fortes em relação a algo ou alguém. = DISTANCIAMENTO, FRIEZA, 
INSENSIBILIDADE
6. Sentimento de superioridade arrogante em relação a algo ou alguém. = DESCONSIDERAÇÃO, DESDÉM, DESPREZO, MENOSPREZO ≠ APREÇO, CONSIDERAÇÃO, ESTIMA

"indiferença", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/indiferen%C3%A7a 


             
                Indiferença: Um sentimento que eu não consigo processar.

                Uma coisa que muito me intriga é essa palavra, indiferença, me intriga mais ainda o seu significado e o sentimento ao qual ela é atribuída.

                Todas as coisas têm sua devida importância, seja ela grande ou ínfima, mas ainda assim têm importância. Quando algo tem importância não dá pra ser indiferente.

                Como ser indiferente a algo que te afeta diretamente ou indiretamente, sem essa de ‘não é problema meu’, mesmo que não seja, vai mudar alguma coisa na sua vida sim, por menor que seja essa mudança.

                O grande problema é que estamos vivendo uma guerra de indiferença nos dias atuais, ganha quem sente menos, o mais frio sempre sai em vantagem, então todo mundo se esforça para não sentir nada ou pelo menos não demonstrar o que sente. Indiferença é a palavra e o sentimento da moda.

                Pra que deixar claro o que você sente? “Isso é sinal de fraqueza”, muito pelo contrário, isso é sinal de força, você confia tanto em si que deixa transparecer, o que o outro fará com isso é problema dele, você sabe que mesmo diante de qualquer efeito colateral você vai sair inteira, com algumas histórias pra contar e muitos aprendizados, sem arrependimentos pois você foi verdadeira, não escondeu seus sentimentos nem suas vontades e no fim é isso que importa.

                Não há a necessidade de se esconder para que os outros te achem descolada, isso é criancice! Sinta, não deixe que sua essência seja perdida por causa de alguns tombos, se não fosse por eles, você não chegaria em lugar algum.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Necessidade

Bagagens